• Home
  • >
  • Blog
  • >
  • Brasil tem nove casos suspeitos do coronavírus, saiba como se prevenir

Brasil tem nove casos suspeitos do coronavírus, saiba como se prevenir

Informação e conteudo

1
31 de janeiro de 2020

Coronavírus é um novo vírus que surgiu na China no final do ano passado nomeado como Covid-19. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recebeu o alerta no dia 31 de dezembro, em Wuhan, e desde então cerca de 10 mil pessoas estão infectadas com o vírus e aproximadamente 200 pessoas morreram em pelo menos 19 países.  Saiba o que é o novo coronavírus, quais são os principais sintomas e como se prevenir dessa epidemia.

Essa doença existe desde 1960 e alguns especialistas definem o coronavírus como uma família de vírus que causa problemas respiratórios em pessoas e animais. Os principais sintomas são parecidos com uma gripe comum, como tosse, febre e dor de cabeça. Por se tratar de um vírus novo é importante estar atento e em caso de suspeitas procurar uma unidade de saúde mais próxima, principalmente se você esteve na China recentemente ou entrou em contato com alguém suspeito.

O contágio é feito através do ar, pela tosse e espirro, através do toque, aperto de mão e também com o contato em objetos e superfícies tocadas por alguém infectado. Apesar do fácil contágio algumas medidas podem ser preventivas, já que no Brasil ainda não há nenhum caso confirmado. Veja algumas medidas que podem ser tomadas para evitar a epidemia:

Cozinhe bem os alimentos, principalmente carnes;

Lave as mãos frequentemente e utilize álcool gel;

Evite o contato com pessoas que vieram recentemente da China;

Não compartilhe objetos de uso pessoal como talheres, copos e pratos;

Evite estar em locais públicos muito cheios;

Em caso de suspeita na sua região utilize máscara em ambientes cheios.

Vale ressaltar que apesar de não ter nenhum caso confirmado no Brasil, nove suspeitos estão sendo investigados, sendo três casos em São Paulo, um em Minas Gerais, um no Rio de Janeiro, dois no Rio Grande do Sul, um no Paraná e um no Ceará.

Para dúvidas e mais informações, acesse: http://saude.gov.br/

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhe: