• Home
  • >
  • Blog
  • >
  • Como economizar na compra do material escolar de volta às aulas?

Como economizar na compra do material escolar de volta às aulas?

Informação e conteudo

1
05 de fevereiro de 2020

As férias estão no fim e agora vem a hora mais temida para os pais, principalmente de crianças: comprar o material escolar. Mas só para os pais mesmo, porque a criançada adora. É a mochila de rodinha da barbie que a filha tá pedindo desde dezembro, é o caderno e o estojo do hot wheels que o filho viu do colega e agora quer igual. Como economizar na volta às aulas e agradar os filhos?

Em primeiro lugar, é extremamente importante fazer um orçamento de quanto você pode gastar. A partir do orçamento começam as pesquisas para saber em qual papelaria/mercado está mais barato.  

Para saber os valores é importante visitar mais de três opções de lojas, se possível, e também conversar com outros pais que tenham filhos na mesma faixa etária dos seus.

Se você tiver apenas um filho todo o orçamento disponível será dele. Caso tenha dois, ou mais, terá que saber que o dinheiro disponível terá que ser dividido pela quantidade de filhos de acordo com a necessidade de cada um. Um filho pode precisar de mais coisas, enquanto o outro precisará apenas do básico.

Caso a escola que eles estudam tenha lista de materiais, mas você queira aproveitar as ofertas de volta às aulas para economizar, uma opção é comprar o básico que todo estudante precisa como caderno, lápis, borracha, uma pasta para papéis/desenhos, mochila, estojo, cola, tesoura, lápis de cor, entre outros. É possível também reutilizar materiais conservados dos seus filhos mais velhos para os mais novos como mochila, estojo e lápis de cor.

Para escolas que utilizam uniformes verifique se outros pais não estão realizando doações, e faça o mesmo, doe o uniforme antigo de seus filhos para crianças que estejam precisando.

Na hora de ir às compras, caso leve as crianças, já converse em casa sobre as possibilidades de compra e sobre o que não poderá ser comprado. Explique o motivo da economia e mostre a eles que terão o ideal para seus estudos.

Não caia nas chantagens das crianças e leve aquele produto que está R$ 50,00 acima do planejado, isso afetará você financeiramente no futuro. Existem diversas opções e marcas disponíveis no mercado. Se eles fazem questão de produtos com personagens estampados procure agradá-los, mas sempre dentro do possível, e sem exageros.

Outra dica importante é: após realizar as pesquisas e decidir em qual lugar comprar cada produto, faça uma lista com o nome do material e a loja que irá compra-lo, por exemplo: mochila – armazém da Maria, estojo – papelaria do João. Isso evitará que você saia do que foi planejado e esqueça de algum item.

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhe: