• Home
  • >
  • Blog
  • >
  • OMS afirma que testagem de Covid-19 deve ser priorizada onde há mais pobreza

OMS afirma que testagem de Covid-19 deve ser priorizada onde há mais pobreza

1
04 de maio de 2020

Nesta segunda-feira, 4 de maio, o diretor do programa de emergências da Organização Mundial de Saúde (OMS), Michael Ryan, afirmou que a testagem para detecção do novo Coronavírus (Covid-19) deve ser priorizada em áreas onde há mais pobreza.

A medida pontuada pela OMS, segundo Ryan, é para identificar quais locais estão com o vírus e não apenas para a detecção individual. “Se as pessoas veem o propósito de testar em só receber o seu próprio diagnóstico, para poderem pagar por tratamento, então essa é uma distorção do propósito final de testar. A testagem é para duas coisas: uma é dar a oportunidade às pessoas com sintomas de serem testadas e cuidadas, mas também para ativar uma série de mecanismos para entender a transmissão do vírus”, declarou.

O diretor afirmou ainda que é extremamente importante a disponibilização destes testes para pessoas que moram em locais aglomerados, sem chances de distanciamento social. Caso essas pessoas estejam infectadas as chances de espalhar o vírus são enormes e isso se torna preocupante. “É perigoso sob uma perspectiva de saúde pública. Não só é desigual, também é perigoso”, concluiu.

Atualmente o Brasil registra mais de 100 mil casos, 42.991 pessoas deste total já foram curadas. A melhor medida para parar a proliferação do vírus continua sendo o isolamento social, se puder, #FiqueEmCasa!

Compartilhe: